A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

2.3.14

Performance Urbana Entre Saltos em São Paulo

Foto Eduardo Bernardino
Primeira ação do projeto pelo Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais mostrou a força do trabalho artístico feito por mulheres.

No último dia 22 de fevereiro, entre blocos pré-carnaval, manifestações contra a Copa do Mundo, mais de quarenta mulheres vestidas em tons de vermelho, com um salto no pé e outro na mão, desceram a Rua Augusta, atravessaram a Praça Roosevelt, passaram pelo bairro República e enterraram seus sapatos no Vale do Anhangabaú, região central da cidade de São Paulo, encerrando a primeira das cinco intervenções urbanas do projeto Entre Saltos.

O objetivo da performance é mostrar o feminino contemporâneo que se equilibra em Saltos, mesmo que de maneira inconstante, e o potencial artístico das mulheres. Na saída do coro, Priscilla Toscano, uma das diretoras do Coletivo PI, dedicou a ação a todas as mulheres, principalmente as que são artistas e “tiveram sua criação podada e subjugada pela história da arte sendo, inclusive, impedidas de assinar os próprios trabalhos artísticos devido ao fato de serem mulheres” (Priscilla Toscano).

Foto Eduardo Bernardino
No Vale do Anhangabaú, a performance se encontrou com o grupo Ilú Obá De Min de música e dança africanas e que ensaiava no Vale para o carnaval. O grupo composto somente de mulheres potencializou, naquele momento a força da energia feminina no espaço. A escultura social desenvolvida pela artista plástica Ana Teresa Fernández e o Coletivo PI, dos sapatos aterrados como um cemitério de preconceitos permaneceu durante todo o sábado. No domingo apenas um par de sapatos havia no local. Como a maioria das intervenções urbanas, Entre Saltos surgiu, se expôs e sumiu deixando apenas vestígios de sua passagem. A próxima intervenção será em Campinas, interior de São Paulo, dia 14 de março.

Imagens da performance Entre Saltos. São Paulo, 22 de fevereiro de 2014.
Fotos de Eduardo Bernardino








Confira mais fotos da performance Entre Saltos - São Paulo




Um comentário:

  1. Meu nome é Tatiany Gusmão, estou lhe escrevendo para ver se vocês podem me ajudar. Pois vi que vocês foram contempladas no Prêmio Mulheres nas artes visuais de 2013 e já tem uma experiencia em montar o projeto. Participei da edição 2013 mas não fui contemplada, estou querendo participar este ano mas preciso de alguém pra nortear minhas ideias, pois eu projeto é muito bom só que não soube colocar no papel se lá . Consegui passar na 1º fase mas foi só isso. Será que vocês teriam algumas dicas ou orientações a me dar. Me desculpe se estiver incomodando. Meu projeto são oficinas de arte e reciclagem para mulheres carentes do norte de MG.
    Muito obrigada !!!
    tatianygusmao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir