A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

Na Casa de Paulo

Na Casa de Paulo é um projeto performático de intervenção urbana do Coletivo Pi. Surgiu a partir da nossa experiência em 2011 com o projeto de intervenções Narrativas de São Paulo e recebeu o Prêmio Funarte Artes na Rua 2011.

Com o projeto Na Casa de Paulo, o Pi voltou a cada um dos bairros visitados em 2011, com o intuito de compartilhar com seus moradores/trabalhadores, as histórias que ouvimos. 

Narrativas de Miguel
Em cada bairro foi escolhido um local público para montar uma casa completa com todos os cômodos, com móveis, portas, mas sem paredes. 

Na Casa de Paulo é uma extensão do projeto Narrativas de São Paulo que se propõe a colocar uma casa no espaço público como uma espécie de provocação, pois a instalação é um retrato vivo de cada história ouvida sobre aquele bairro. É na visita das pessoas que passam pelo local onde a casa foi estabelecida, que contamos as histórias que estão no livro Narrativas de São Paulo, em uma conversa informal no sofá, num bate-papo na cozinha enquanto preparam um café e comem um bolo, na sala que terá a TV ligada com imagens do bairro e da intervenção que foi registrada, ou em qualquer outro cômodo. Assim as pessoas podem entrar em uma casa que estará permeada de memória em seus móveis e objetos.

Narrativas de Mariana
Habitar esta casa é criar uma situação inusitada na qual as pessoas se sentem convidadas a pensar o espaço público, visitando a casa que mostra, em sua efêmera existência, marcas de uma casa maior - que é aquele bairro e que é parte de nossa cidade.



Narrativas de Ângela
As diversas casas - Casa da MarianaCasa da Madalena, Casa da Ângela, são uma maneira de resgatar o sentimento de que o bairro onde moramos está vivo e é nossa casa. Cada bairro é um pedacinho, um cômodo de uma casa maior chamada São Paulo.




Veja por onde a Casa de Paulo passou:

Na Casa de Maria. Praça Santo Eduardo, Vila Maria (julho/2012);
Na Casa de Ângela. Cruzamento da Rua José Garcia Lopes Filho com a M'Boi Mirim, Jardim Ângela (julho/2012);
Na Casa de Santana. Cruzamento da Av. Cruzeiro do Sul com a Rua Alferes 
Magalhães, Santana (julho/2012);
Na Casa de Madalena. Vila Madalena. Praça Baronesa de Bocaina, Vila Madalena (agosto/2012);
Na Casa de CanindéPraça Ilo Ottani, Canindé (setembro/2012);
Na Casa de Mariana. Cruzamento da Av. Vergueiro com a Rua Eça de Queiroz, Vila Mariana (outubro/2012);
Na Casa de Cecília. Praça Marechal Deodoro, Santa Cecília (outubro/2012);
Na Casa de Miguel. Praça Morumbizinho, São Miguel Paulista (novembro/2012).


 Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes - FUNARTE no edital PRÊMIO FUNARTE ARTES NA RUA (CIRCO, DANÇA E TEATRO)/ 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário