A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

Cri-Ações do PI


Contornos
Performance na qual mulheres pintam uma grande tela ou parede ultilizando seus corpos como pincéis. O trabalho mescla street art (stencil), dança e performance e foi apresentado durante a Virada Cultural 2014 no Sesc Vila Mariana (São Paulo/SP), em  2015 no Sesc Ipiranga, em comemoração pelo aniversário da cidade de São Paulo, entre outros locais.






Entre Saltos 
Intervenção urbana vencedora do Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais 2013. A ação se dá em forma de um desfile público onde mulheres vestidas de vermelho levam um salto alto nos pés e outro na mão, questionando a feminilidade da mulher moderna. A performance percorre as cidades de São Paulo, Campinas/SP, Porto Alegre/RS e Salvador/BA.






Entre Saltos
Vídeo-documentário que conta a trajetória da performance Entre Saltos entre os meses de fevereiro e maio/2014, percorrendo quatro cidades brasileiras - São Paulo, Campinas/SP, Porto Alegre/RS e Salvador/BA. A estreia do documentário foi no Sesc Campinas, em agosto/2014 e a próxima exibição acontece no Sesc Belenzinho, dentro da programação Mulheres em Cartaz (11/02/2015). Duração: 46 minutos.


Espetáculo fruto do processo de residência artística do Coletivo PI na Casa das Caldeiras. Desde abril/2013 o PI ocupa o espaço com o projeto Reflexos Urbanos, contemplado pelo edital Obras em Construção 2013. Parte do processo criativo foi apresentado durante o Tempo Forte 2013, promovido pela Casa das Caldeiras. Em 2014, contemplado pelo edital ProAC Primeiras Obras, o espetáculo esteve em cartaz na Casa das Caldeiras e ocupando seus arredores entre setembro e outubro.






PIPÍ
Após o PITÍ, realizado em 2011, o Coletivo PI dá continuidade aos encontros e faz o 1º PIPÍ: Prováveis Inquietações sobre Performance e Intervenção, com  tema "A mercantilização do espaço público". O evento, que contou com a participação da profª Drª Volia Kato (MACK/SP) e do Muda Coletivo, foi realizado na Casa das Caldeiras, em novembro/2013.




Na Casa de Paulo
Projeto de intervenções urbanas contemplado pelo Prêmio Funarte Artes na Rua 2011 que será realizado ao longo de 2012. Na Casa de Paulo é fruto do projeto Narrativas de São Paulo, realizado em 2012 em diversos bairros da cidade de São Paulo.





O que você carrega na sua mala?
Intervenção realizada pelo Coletivo PI nos terminais rodoviários Tietê e Barra Funda em dezembro/2011, fevereiro e março/2012, integrando o projeto Arte Cidadã. Para ver mais fotos, clique aqui.








Museu na Rua
Projeto que envolve o deslocamento de renomadas obras de arte para o ambiente urbano, idealizado pelo fotógrafo Murilo Martinez em parceria com o Coletivo Pi. Releituras já realizadas: O Nascimento da Vênus (Sandro Botticelli) e Monalisa (Leonardo DaVinci). Para acessar a galeria virtual, clique aqui.




PITÍ
Em junho/2011 o Coletivo PI realizou o PITÍ: Prováveis Inquietações sobre Teatro e Intervenção. O encontro contou com a presença dos coletivos Mapa Xilográfico e OPOVOEMPÉ e da Profª Drª Carminda Mendes André, do Instituto de artes da UNESP.





Narrativas de São Paulo
Em novembro/2010, aconteceu a intervenção Narrativas de Miguel (Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista), no bairro de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. Esta intervenção deu início ao projeto Narrativas de São Paulo, com intervenções em diversos locais da cidade, realizadas ao longo de 2011. Este projeto originou outro - Na Casa de Paulo, realizado ao longo de 2012.



Na Sala de Miguel
Intervenção realizada em outubro/2011, no bairro de São Miguel Pailista, integrando o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista. Na sala de Miguel é fruto da intervenção Narrativas de Miguel, realizada no ano anterior no mesmo bairro.





Na Faixa
Intervenção que mostra os encontros inusitados entre duas mulheres durante o tempo de passagem de pedestres. No intervalo de um farol, imagens são formadas e se transformam na faixa de pedestres. Realizada pela primeira vez em junho/2011, no cruzamento da Av. Brigadeiro Luis Antonio com a Av. Paulista. A intervenção também participou da série documental Cenas Urbanas, produzida pelo canal Discovery/TLC e veiculada em 2013.



Manifesto do Pijama – 29º Bienal de Artes de São Paulo
Outubro/2010 – Ação idealizada pelo artista plástico Duda Penteado. Juntamente com outros artistas e estudantes do Núcleo de Artes Pitorescas do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação da UNESP, sob coordenação da professora Carminda Mendes André, a intervenção aconteceu no pavilhão da 29ª Bienal de Artes de São Paulo.


O Mundo de Norma
O experimento surgiu de um dos temas abordados na Bienal de Artes de 2010: “O que é invisível na cidade?”, articulando pesquisas sobre idéias de autores que discursam sobre a vida na sociedade contemporânea como Michel Foucault e Zygmunt Bauman. O trabalho aconteceu entre 2010 e 2011 na antiga sede do PI, no Clube Escola Santana (Zona Norte/SP). Este experimento é o embrião do projeto de residência na Casa das Caldeiras (2013/2014): O retrato mais que óbvio daquilo que não vemos, contemplado pelo edital PROAC - Primeiras Obras 2013 e FUNARTE Arte nas Ruas 2014.



Sarau do PI
Sarau artístico organizado pelo Coletivo Pi. Entre 2010 e 2012, aconteceram cinco edições do evento, com exposições, apresentações musicais, cenas, leituras dramáticas, vídeos, performances, danças, contações de histórias e muito mais. No primeiro semestre de 2015, o Sarau do PI aconteceu mensalmente na Casa das Rosas, com o tema Literatura Feminina Contemporânea. Em 2016, com o mesmo tema, foi realizado no Sesc Taubaté.