A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

Entre Saltos

Entre Saltos em São Paulo
Foto: Eduardo Bernardino
  Em 2013, o Coletivo PI recebeu o Prêmio FUNARTE - Mulheres nas Artes Visuais, com a performance urbana Entre Saltos. As cidades de São Paulo, Campinas/SP, Porto Alegre/RS e Salvador/BA foram eleitas para receber a performance em 2014. Para a intervenção, o Coletivo PI conta com a colaboração da performer e artista plástica Ana Teresa Fernández, que trabalha com temáticas ligadas à desigualdade, imigração e questões do gênero feminino.

Entre Saltos em São Paulo
Foto: Eduardo Bernardino
A intervenção urbana proposta pelo Coletivo PI aborda a figura da mulher no mundo contemporâneo. A performance trata da construção da feminilidade bem como a imagem do feminino em relação à esfera pública. A ação se dá em forma de um desfile público, de muitas mulheres, que pretende enfatizar o equilíbrio e o desequilíbrio enfrentados pelo feminino na metáfora do “sapato de salto alto”, e propõe colocar a rua como extensão do corpo e da vida. Ao término, as performers constroem poeticamente uma instalação com a colaboração da artista plástica e performer mexicana Ana Teresa Fernández.

De acordo com as artistas do Coletivo PI, Entre Saltos “fala sobre a mulher que procura se equilibrar entre as várias esferas de sua vida e sobre as imposições de uma sociedade cada vez mais voltada ao culto à imagem e a padrões de beleza rigorosos, a mulher que procura ser mãe atenciosa, mulher desejável, profissional competente, habilidosa nas funções domésticas e ainda se sustentar sobre dois saltos altos. A performance de um coro de mulheres trata da beleza comum, da força e a fragilidade juntas em um exercício da subjetividade e existência”.

A intervenção ocorreu em fevereiro de 2014 no centro na cidade de São Paulo. Mais de quarenta mulheres percorreram a cidade e finalizaram a ação no Vale do Anhangabaú onde os sapatos foram enterrados pelas participantes.

Entre Saltos em Campinas
Foto: Rodrigo Dionisio
Em março foi a vez da cidade de Campinas receber a performance, por meio do Sesc Campinas. A ação foi realizada no Jardim Itatinga, bairro periférico da cidade, contando inclusive com a colaboração de mulheres profissionais do sexo que lá vivem e trabalham, por meio da parceria com a Associação de Mulheres Guerreiras. A organização campineira é integrante da Rede Nacional de Prostitutas, que luta pelo reconhecimento legal do profissional do sexo, por meio da organização da categoria e sua mobilização em defesa e promoção de seus direitos. A ação também contou com o apoio de profissionais autônomos e comerciantes do bairro e tem parcerias com as instituições Pastoral da Mulher Marginalizada e Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada (CEPROMM), ambas situadas no Jardim Itatinga.


Entre Saltos em Porto Alegre
Foto: Luisa Gabriela
Porto Alegre/RS foi a terceira cidade a receber o projeto em abril de 2014. Para a realização da performance, o Coletivo PI contou com o apoio da ONG Coletivo Feminino Plural. O grupo trabalha há mais de 16 anos em defesa dos direitos da mulher por meio de projetos sociais e culturais e articulações políticas. A oficina de intervenção urbana ocorreu na Casa de Cultura Mário Quintana, mesmo local onde começou a performance na capital gaúcha. O coro com cerca de 30 mulheres atravessou o centro histórico da cidade e encerrou Entre Saltos duas horas depois no Parque Farroupilha, também conhecido por Parque Redenção. A escultura foi erguida diante da estátua em referência a Atena, deusa da guerra e da sabedoria. 

A finalização do projeto Entre Saltos, dentro do Prêmio Mulheres nas Artes Visuais, ocorreu em maio na cidade de Salvador/BA. Para realização da oficina e performance, o Coletivo PI contou com o apoio do Espaço Xisto Bahia. Mulheres e homens de diversas origens e motivações percorreram o centro histórico de Salvador, em especial a região do Pelourinho. A performance encerrou no Dique do Tororó onde os performers trançaram os sapatos à beira do rio. Ao todo, mais de 150 performers participaram do projeto como performers. A equipe de produção reuniu integrantes do Coletivo PI e colaboradores locais em cada cidade. 

Entre Saltos em Salvador
Foto: Milla Carol

Confira o registro em vídeo da performance nestas quatro cidades:




Ficha Técnica
Criação - Coletivo PI
Performers e oficineiras - Pâmella Cruz, Priscilla Toscano e Natalia Vianna
Artista Plástica convidadaAna Teresa Fernandez
Equipe de produção - Adriano Garcia, Chai Rodrigues, Jean Carlo Cunha, Natalia Vianna, Mari Sanhudo, Pâmella Cruz e Priscilla Toscano.
Assessoria de imprensa - KB Comunicação
Apoio técnico - Douglas Torelli, Felipe Mochiute, Sandra Azevedo, Thiago Camacho e Rodrigo Spavanelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário