A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

11.3.14

Coletivo PI inicia hoje as atividades para performance Entre Saltos em Campinas, São Paulo

Foto: Eduardo Bernardino

Oficina e a Intervenção Urbana serão realizadas no bairro Jardim Itatinga e no Sesc Campinas

No mês de março o Sesc Campinas traz a performance Entre Saltos do, Coletivo Pi, para compor a programação de artes visuais. Haverá uma oficina de performance urbana gratuita para preparar artistas e pessoas interessadas.

Entre Saltos é uma intervenção urbana que aborda a figura da mulher no mundo contemporâneo. Trata da construção da imagem do feminino em relação ao espaço público. A ação se dá em forma de um desfile público, de várias mulheres, que caminham juntas pelas ruas da cidade com um salto no pé e outro descalço, e com isso pretende enfatizar o equilíbrio e o desequilíbrio enfrentados pelo feminino na metáfora do “sapato de salto alto”. Ao término, os performers construirão poeticamente uma “escultura social” com a participação da artista plástica e performer mexicana Ana Teresa Fernández, que veio de São Francisco - CA para realizar este trabalho com o PI. Entre Saltos recebeu o Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais e recentemente foi realizada no centro na cidade de São Paulo. O projeto ainda irá percorrer as cidades de Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, São Gonçalo/RJ e Salvador/BA.

O Sesc Campinas propôs ao Coletivo PI a realização de Entre Saltos no Jardim Itatinga, bairro periférico da cidade, contando inclusive com a colaboração das prostitutas que lá vivem e trabalham por meio da parceria com a Associação de Mulheres Guerreiras, organização campineira integrante da Rede Nacional de Prostitutas, que luta pelo reconhecimento legal do profissional do sexo, por meio da organização da categoria e sua mobilização em defesa e promoção de seus direitos. A ação também conta com o apoio de profissionais autônomos e comerciantes do bairro e tem parcerias com as instituições: Pastoral da Mulher Marginalizada e Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada (CEPROMM), ambas situadas no Jardim Itatinga.

O grupo de mulheres que participarão da performance será preparado a partir de oficinas realizadas no Sesc Campinas e no Jardim Itatinga.

Veja a programação:
11/03 - das 13h às 17h: Encontros Preparatórios
Local: Jardim Itatinga
Encontros de preparação de mulheres residentes no Jardim Itatinga e imediações para a participação na performance “Entre Saltos”. A recepção das participantes acontecerá entre as 13h e 17h conforme disponibilidade das interessadas, com integrantes do Coletivo PI.
Endereço: Pastoral da Mulher Marginaliazada, Rua Caiuá, 277, Jardim Itatinga, Campinas. 
Vagas limitadas. Inscrições no CEPROMM, à Rua Corumbataí, 254, Jd. Itatinga.
Grátis. Recomendado para maiores de 18 anos.

12/03 - das 18h30 às 21h30: Oficina de Intervenção Urbana
Local: Espaço Expositivo Sesc Campinas
Encontro teórico e prático sobre intervenção urbana que abordará a questão da feminilidade e visará a preparação das participantes para a performance “Entre Saltos”, que ocorrerá em

13/03 - das 13h às 17h: Encontros Preparatórios
Local: Jardim Itatinga

13/03 - 20h30: Bate-papo "Feminilidades e a Cidade"
Local: Espaço Expositivo Sesc Campinas
Reflexões sobre o olhar feminino para a rua e a cidade a partir das noções de afetividade, memória e aproximações. Com integrantes do Coletivo Pi e a artista mexicana Ana Teresa Fernandez.
Retirada de ingressos na Central de Atendimento a partir de 1h antes do evento. Grátis.

14/03 - 15h: Performance Entre Saltos
Local: Jardim Itatinga.
As oficinas oferecidas pelo PI no Sesc bem como no Jardim Itatinga visam preparar as pessoas para realizar a performance Entre Saltos que será realizada às 15h no Jardim Itatinga. Todas as mulheres que fizerem a oficina do dia 12 no Sesc poderão participar da performance e deverão, para isso, apresentar-se na unidade as 13h do dia 14/03 para preparação e de lá seguirão com carro do Sesc para o Itatinga. As mulheres residentes do Itatinga deverão se apresentar às 13h na Pastoral da Mulher para preparo da intervenção.
A atividade é direcionada a pessoas do gênero feminino interessadas em intervenções urbanas, artes cênicas e visuais, que queiram participar dessa ação poética.


As inscrições podem ser feitas até o dia da oficina no Sesc Campinas, ou preenchendo o formulário: https://docs.google.com/forms/d/1_h6-mB5nG11LFYbgHAFo-WZsly32CJMHgCaFWDhaOU8/viewform. Aguardar confirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário