A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

O retrato mais que óbvio daquilo que não vemos


Em 2013, o Coletivo foi contemplado pelo edital Obras em Construção - Casa das Caldeiras onde fez residência no espaço com o projeto Reflexos Urbanos, no qual um dos pilares foi a construção de um espetáculo híbrido, no trânsito entre a teatralidade, a linguagem audiovisual e a intervenção urbana, que investiga o próprio espaço da Casa das Caldeiras, discutindo o conceito de “vida” nas grandes metrópoles por meio do estudo das especulações imobiliárias na região e suas estratégias de ocupação territorial, de marketing e publicidade.
Até então, o Coletivo PI buscou explorar a arquitetura do local e sua história como ferramentas de criação e, ao mesmo tempo, torná-lo tão protagonista como o texto e a ação, entrelaçando as novas pesquisas com o roteiro de um experimento realizado pelo Pi em 2010/2011 -  “O Mundo de Norma”.
Este processo resultou no espetáculo multimídia O Retrato mais que óbvio daquilo que não vemos, cuja montagem tem como base a especulação imobiliária da região e o conceito de “viver em segurança” nas grandes metrópoles. Com inspirações teóricas de Michel Foucault e Zygmunt Bauman em seus textos sobre o projeto do sujeito moderno e de uma sociedade líquida, O Retrato mais que óbvio daquilo que não vemos propôs uma imersão na arquitetura da Casa das Caldeiras e no organismo urbano, do qual somos partes.
Em 2014, o espetáculo foi contemplado pelo edital PROAC Primeiras Obras e esteve em cartaz na Casa das Caldeiras entre os meses de setembro e outubro/2014.
Ainda em 2014, o Coletivo PI foi vencedor do edital Prêmio Funarte Artes na Rua (Circo, Dança e Teatro) com o espetáculo. Em 2015 a peça voltou a ser apresentada em temporada de 12 apresentações na região do considerado baixo centro de São Paulo. A peça ganhou novas cenas, intervenções e características com a pesquisa no Baixo Centro, o roteiro e as imagens criadas foram pensadas para região  e o seu universo, marcado pelo processo de embelezamento dos novos empreendimentos e exclusão dos antigos moradores, a presença da prostituição e moradores de rua. O centro é um híbrido de ritmos, moradores, comércios e funções. O roteiro dialoga com suas peculiaridades e questiona o que as pessoas querem para a cidade.
A segunda temporada da peça estreou em novembro de 2015, iniciando na SP Escola de Teatro, sede da Marquês de Itu, e percorrendo trechos do bairro.


TEMPORADA 2015 

Produção: Coletivo PI
Concepção Original:  Natalia Vianna, Pâmella Cruz, Priscilla Toscano
Criação: Coletivo PI
Dramaturgia: Coletivo PI
Direção: Pâmella Cruz
Assistência de Direção: Natalia Vianna
Iluminação: Bijari
Trilha Sonora: Renato Navarro
Figurino e Adereços: Emanuela Araújo e Pedro Vale
Preparação Corporal: Júlio Razec
Preparação Vocal: Marcelo Prudente
Elenco:  Chai Rodrigues; Emanuela Araújo; Fernanda Pérez; Júlio Razec; Marcelo Prudente; Mari Sanhudo; Matheus Félix; Natalia Vianna; Pâmella Cruz; Thiago Camacho.
Direção de Produção: Chai Rodrigues
Assistentes de Produção: Jean Carlo Cunha e Mari Sanhudo
Operação de luz: Flávia Servidone
Contrarregragem: Eduardo Garcia, Darah Menezes e Lucas S. do Couto
Assessoria de Imprensa e Comunicação: Luciana Gandelini e Chai Rodrigues



TEMPORADA 2014

Produção:  Coletivo PI
Concepção:  Natalia Vianna, Pâmella Cruz, Priscilla Toscano
Dramaturgia: Coletivo PI
Direção: Pâmella Cruz
Direção de Arte: Natalia Vianna
Trilha Sonora: Coletivo PI
Vídeo: Chai Rodrigues e Priscilla Toscano
Preparação Corporal: Marcello D’Ávilla
Assistentes de Produção: Jean Carlo Cunha e Mari Sanhudo
Contrarregragem: Matheus Felix, Rodrigo Spavanelli e Sandra Toscano
Assessoria  em  Arquitetura: Maria Carolina Braz
Assessoria de Imprensa e Comunicação: Luciana Gandelini
Elenco Douglas Torelli; Emanuela Araújo; Fernanda Pérez; Jean Carlo Cunha; Júlio Razec; Maira Meyer; Marcelo D’Avilla; Marcelo Prudente; Mari Sanhudo; Natalia Vianna; Pâmella Cruz; Priscilla Toscano; Thiago Camacho.
Locução do vídeo: Chai Rodrigues