A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

10.5.15

Sarau do PI sobre Literatura Erótica, na Casa das Rosas



Foto: Roni Adame
Casa das Rosas foi pequena pra um assunto tão cheio de tesão. 

         Apesar dos tabus,discursos moralistas (ou falso moralistas), uma coisa é certa: sexo, fetiche, libidos, perversões, tesão ou qualquer outra palavra que você queria sugerir dentro do universo do erótico, sempre vai despertar, no mínimo, curiosidade. Nossas tensões e pulsões estão aí. Não dá pra fugir delas e estas são saudáveis e necessárias. Foi essa a tônica da segunda edição do Sarau do PI, sobre literatura erótica, na Casa das Rosas, realizado no último dia 25 de abril. O espaço foi pequeno pra tanta gente interessada nas conversas e performances que aconteceram neste dia. O Sarau praticamente se desmembrou em dois: um dentro da Casa das Rosas e outro na varanda da casa.

         As pessoas entraram e, sem nenhum aviso anterior, foram recebidos por Sweetie Bird, descendo da escadaria e se despindo para todos ao som de Ella Fitzgerald. A noite seguiu com o bate papo das autoras Ana Rusche e Juliana Frank. A conversa foi conduzida pela editora e mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada, Talita Mochiute e por Pâmella Cruz, diretora do Coletivo PI. As autoras falaram trechos de suas obras e conversaram sobre o lugar da mulher na literatura e, principalmente, no ambiente erótico e se realmente deveria haver esse tipo de subdivisão na literatura.

The Lap Dance Is Present. Foto:Roni Adame
         Enquanto o bate papo acontecia dentro da Casa, o performer Marcelo D'Avilla, recebia o público em sua performance "The Lap Dance Is Present". Uma pessoa sentava numa cadeira, colocava um fone de ouvido onde tocava uma música do repertório do performer que ouvia exatamente a mesma música. Apenas os dois ouviam a melodia e quem ousava sentar naquela cadeira recebia uma dança individual do performer Marcelo, criada a partir do estímulo do espaço, da música e de quem estava a sua frente.

         Após a primeira abertura de microfone, todos foram para o lado de fora da casa assistir a ação Banquete ObseNU, com Marose Leila e Barros Batista. As pessoas se acomodaram aonde tinha espaço e a apresentação foi um sucesso. Após a ação, dentro da casa novamente, foi exibido o vídeo Amor [Sem Título], de Priscilla Toscano. A tela pintada a partir da performance que deu origem ao vídeo permaneceu em exposição durante todo o sarau. A diretora conduziu um bate papo sobre seu trabalho com os interessados e, após esse momento, Marcelo D'Avilla, também conhecido como Sete de Ouros, esperava a todos no jardim da Casa das Rosas para apresentar a performance Kátia Flavia.

         Esta edição do Sarau foi, literalmente, GOSTOSA!!! Muitas pessoas falando de um assunto que gera uma arte às vezes subjulgada, mas que possui, na verdade, força e beleza. A próxima edição do Sarau do PI será dia 30 de maio. O tema será Literatura Marginal.

Confira as imagens do II Sarau do PI - Literatura Feminina Contemporânea

LITERATURA ERÓTICA

Fotos: Roni Adame


Por Chai Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário