A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

17.5.15

Coletivo PI e Sobrenome Liberdade realizam projeto unindo intervenção urbana e poesia

Sobrenome Liberdade varrendo o Grajaú com poesias e a performance Contornos, do Coletivo PI na festa Venga Venga


Ações realizadas no bairro do Grajaú e centro de São Paulo fazem parte do projeto Transform your City. 

         Entre os meses de fevereiro e abril deste ano o Coletivo PI se uniu ao Sobrenome Liberdade para promover ações de transformação por meio da poesia e intervenção. Estas fizeram parte da projeto Transform your City, da Absolut. O objetivo geral do projeto era unir diferentes coletivos de artistas que movimentam o cenário cultural de São Paulo nas quatro zonas da cidade e criar ações que pudessem promover transformações nessas zonas. Na Zona Leste o Venga Venga trabalhou com Nelson Triunfo entorno da dança e da performance. O Bijari, de Desing e Vídeo, foi pra Zona Norte encontrar o coletivo C.I.C.A.S e a Escola Acadêmicos de São Jorge. O Metanol levou todo o seu conhecimento musical para o Quilombaque e na Zona Oeste e o Coletivo PI foi a até a Zona Sul trabalhar com o Sobrenome Liberdade. Um grupo que faz arte por meio da literatura e poesia.

         A partir da troca de experiências surgiu a ideia de promover uma sequencia de intervenções no bairro no Grajaú, local onde é realizado o sarau do Sobrenome. Essas ações envolveram poesia e performance. Após essas ações nas quatro zonas da cidade, todos os coletivos participaram de uma grande festa exibindo os trabalhos desenvolvidos durante esse período do projeto. O PI criou um pomar poético para as pessoas relaxarem durante a festa, um espaço para construção de poesias com palavras projetadas e apresentou a performance Contornos, que faz parte do repertório do coletivo. O pessoal do Sobrenome Liberdade recebeu o público com poesias dentro dos vagões do trem que levou todos para essa celebração da arte produzida em São Paulo.

         CONFIRA AS IMAGENS DO PROJETO  

TRANSFORM YOUR CITY

INTERVENÇÕES NO GRAJAÚ - 11/04/2015




FESTA VENGA VENGA - GIRAMUNDO - 18/04/2015
Fotos: Rodrigo Dionisio

Nenhum comentário:

Postar um comentário