A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

10.6.15

Intervenção urbana 'Na Faixa' leva poesia e humor para as faixas de pedestres de São Paulo



Intervenção Na Faixa no Festival BaixoCentro (2013). Foto: Eduardo Bernardino
Em junho, o Coletivo PI realiza a ação em várias cidades do Estado em meio à Campanha de conscientização da violência contra pessoas idosas, organizada pelo SESC SP.


         Na Faixa é uma intervenção urbana do Coletivo PI, criada originalmente em 2011, que mostra os encontros inusitados de duas pessoas durante o tempo do farol para pedestres. Agora, ação terá participação de quatro idosos, criando ações e imagens que sensibilizem para questões pertinentes à terceira fase da vida, quebrando estereótipos, revelando encontros de gerações.

         O trabalho está na programação da Campanha de conscientização da violência contra pessoas idosas organizada pelo SESC SP, que acontece nas unidades das capitais e interior durante a semana de 13 a 19 de junho. O marco é o dia 15, instituído pela ONU em 2006 como data internacional de combate a violência e luta pelos direitos à pessoa idosa. 

         Na Faixa foi criado originalmente para o cruzamento da Av. Paulista com Av. Brigadeiro Luis Antonio na cidade de São Paulo em 2011 e vem, ao longo do tempo, sendo modificado a cada farol novo em que é realizado. É uma ação com doses de humor e poesia, que brinca com o ato de esperar e de travessia, mostrando diversas formas de encontrar alguém no meio da multidão. O projeto já foi realizado para Festival Baixo Centro 2013 e fez parte da série Cenas Urbanas do canal Discovery TLC, exibido em 2013.

         Agora, integrando a programação do SESC, a intervenção acontecerá em faixas de diferentes cidades de São Paulo, contagiando as ruas com humor e poesia, explorando as relações entre pessoas de gerações distintas, desconstruindo clichês, mostrando encontros inusitados, divertidos e poéticos, aguçando um olhar sensível sobre a cidade e o respeito às pessoas da terceira idade.

         A intervenção lida com uma dose de humor, de ironia, uma brincadeira no meio da cidade. Uma imagem que surge do asfalto. Um recorte e colagem de ações para ressaltar o olhar das pessoas para o espaço em que vivemos por meio do contraste, do exagero, da ludicidade. Compor e contrapor ao mesmo tempo com o cenário urbano e fazer referência à ideia do artista de rua. 

         No novo formato, com os idosos compondo a ação, foram feitas  adaptações das cenas já existentes e a criação de novas imagens, explorando as relações entre pessoas de gerações distintas, desconstruindo clichês e revelando encontros inusitados, divertidos e poéticos. Um exemplo destes encontros é uma dança com guarda-chuvas em plena rua entre uma jovem e uma senhora. Outra possibilidade é um idoso grafitando em um painel a pergunta: “O que é invisível na cidade?”.

        
Postais serão entregues aos transeuntes para perpetuar a lembrança da ação do Coletivo. Foto: Rodrigo Dionisio
Como forma de divulgação da ação e da importância do “Dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa”, serão entregues cartões postais, com fotos da ação e um poema de Jefferson Santana sobre o tempo, para os motoristas e transeuntes no momento da ação. O postal é um rastro, uma lembrança do “Na faixa” que é efêmero, passageiro, poetizando o espaço comum da vida.

         Segundo Pâmella Cruz, diretora do PI: "Na Faixa propõe um olhar diferenciado à rua e torna o simples ato de encontrar alguém pano de fundo para as mais diversas ações e imagens que se formam e se vão no rápido tempo de passagem de pedestres. A criação veio do estudo dos símbolos das cidades e do modelo comportamental impessoal que assumimos no espaço público. Desta forma, elaboramos e reelaboramos um roteiro com mais de dez ações que acontecem na faixa de pedestres, transformando um ato banal em espetacular e uma imagem espetacular em cotidiana. Agora com o convite do SESC, mostraremos o lado inusitado e poético da terceira idade, focaremos no encontro de gerações e como devemos romper as barreiras da indiferença, buscando uma convivência solidária pelas ruas da cidade. Na Faixa, fará refletir como somos hoje e como pensamos o futuro, se ainda precisaremos de leis e cartazes obrigatórios nos transportes para ceder o lugar, de multas para parada de um carro dando espaço aos pedestres, enfim nos faz pensar que formas de vida buscamos em nosso cotidiano".



Para saber se irá cruzar com Na Faixa, confira a programação.

(a cada cidade haverá três ou seis entradas em faixas de pedestre das ruas)

13/jun 10h30 às 13h Bairro: Vila Mariana – SP

13/jun 15h às 16h30 Bairro: Pompeia - SP

14/jun 10h às 18h Cidade: Santos 

15/jun 8h30 às 10h Região da Av. Paulista  - SP

15/jun 14h às 15h30 Cidade: São Caetano 

16/jun 10h às 11h30 Bairro: Santo Amaro

16/jun 15h às 16h30 Bairro: Campo Limpo 

17/jun 12h às 18h Cidade: Bauru 

18/jun 13h às 18h Cidade: Ribeirão Preto 

19/jun 11h às 18h Cidade: Piracicaba



Ficha Técnica

Criação e Produção: Coletivo PI
Performers: Jean Carlo Cunha, Natalia Vianna, Pâmella Cruz e Priscilla Toscano (Coletivo PI), Ignez Polidoro, José Luis Gonçalves, Paulo Cardoso, Sandra Toscano.

Vídeo da intervenção Na Faixa gravado para o canal TLC, em 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário