A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

17.3.15

Corpos femininos em cores, formas, música e dança

Foto Roni Adame 
Coletivo PI une diversas áreas das artes para compor a performance Contornos. 
  
Carimbar muros da cidade com as marcas de corpos, imprimindo cor e movimento, usando a materialidade do corpo como instrumento principal para feitura da tela, deslocando a importância da obra para o momento de sua criação. Esta é a base da construção da performance Contornos, do Coletivo PI. Em janeiro deste ano o Coletivo realizou a performance no Sesc Ipiranga onde já apresentou mudanças consideráveis em relação à primeira apresentação feita no Sesc Vila Mariana em 2014, durante a Virada Cultural.

Contornos é um misto de música, dança, stencil e artes visuais, brincando com as várias linguagens que compõe com a paisagem urbana da cidade e reafirma que as ruas são para brincar, espaços lúdicos e de encontro, onde o coletivo pretende deixar sua marca. É uma reflexão poética sobre o corpo/matéria e a identidade/feminilidade. A performance encara o corpo como território, a materialidade de nossa existência e pensa sobre os contornos femininos, como eles definem e segregam, quais as possibilidades transitórias de um corpo que é território, quais os carimbos que são deixados ou levados na relação com a cultura/cidade, que também é território, porém coletivo.

Foram duas apresentações, dias 11 e 25 de janeiro. A pintura foi realizada na área das docas onde tapumes foram utilizados como telas. O público pode assistir a ação na rua dos Patriotas, onde o acesso dos carros é impedido e o passeio dos pedestres é permitido. Assim, tanto pessoas que foram para o Sesc para assistir a performance quanto pessoas que estavam simplesmente passeando pelo bairro acompanharam a ação das performers. As telas permaneceram expostas até o mês de fevereiro nos portões da unidade. O registro da primeira ação foi feito pelo fotógrafo Roni Adame que afirma:

Foto Roni Adame
“Fotografar a performance Contornos é e sempre será um desafio e também um risco. Conseguiria a fotografia retratar fielmente a expressão e o questionamento poético tão bela e dramaticamente expressados na performance? Subjetivo. Ao mesmo tempo, registrar a construção gradual de uma linguagem feita de gestos, formas e cores, sem nunca saber o que ali irá nascer, torna o experimento fotográfico extremamente sedutor, prazeroso e muito gratificante”. Roni Adame

Ficha técnica Contornos - Sesc Ipiranga
Criação e Produção Geral: Coletivo PI
Performers: Chai Rodrigues, Emanuela Araújo, Natalia Vianna, Pâmella Cruz e Priscilla Toscano
Preparador Corporal: Marcelo D'Ávilla
Coreografia: Ednei Reis
Equipe de Produção: Jean Carlo Cunha, Mari Sanhudo e Rodrigo Spavanelli


Imagens performance Contornos - Sesc Ipiranga
Fotos: Roni Adame

Nenhum comentário:

Postar um comentário