A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

12.4.14

Performance Entre Saltos em Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Foto: Eduardo Bernardino
Com apoio da ONG Coletivo Feminino Plural, pela primeira vez fora do Estado de São Paulo, o coro de mulheres vai expor na capital gaúcha o que está entre os saltos da vida da mulher moderna.

A performance Entre Saltos, do Coletivo PI, será realizada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A ação faz parte do projeto vencedor do Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais. Esta é a primeira vez que a Entre Saltos será realizada fora do Estado de São Paulo cumprindo o objetivo de ampliar as discussões e a manifestações artísticas sobre o feminino e feito por mulheres.

Entre Saltos em São Paulo. Fevereiro/2014
Foto: Eduardo Bernardino
Depois de trabalhar com artistas paulistas e a Associação das Mulheres Guerreiras, no Jardim Itatinga, em Campinas, desta vez o Coletivo PI se juntará ao Coletivo Feminino Plural, uma organização não governamental que atua há 18 anos em favor da luta de direitos humanos e cidadania para mulheres e meninas. O Coletivo Feminino Plural é coordenado pela ativista Télia Negrão e conta com parcerias e articulações com diversas instituições nacionais e internacionais em busca dos direitos da mulher.

“O objetivo de Entre Saltos é conversar, por meio da arte, com todas as mulheres, independente da formação profissional, etnia e origem. O importante é estar em contato com mulheres que, assim como o Coletivo PI, estão pensando o que é a mulher contemporânea, seus desejos, anseios e necessidades”. Pâmella Cruz, diretora do Coletivo PI.

Entre Saltos mostra um coro de mulheres caminhando pelas ruas com vestidos em tons de vermelho, vinho e rosa, com um salto no pé e outro na mão. A ação se dá em forma de um desfile público, de muitas mulheres, revelando o que está entre os saltos, a beleza da mulher comum, da mulher que procura se equilibrar nas diferentes esferas de sua vida e das exigências de uma sociedade cada vez mais voltada para o culto ao corpo e a beleza. Assim, um salto no pé e outro na mão simboliza esta busca de equilíbrio, a mulher que deve ser a melhor profissional, a mãe amorosa, a esposa atenciosa, a filha sempre prestativa e a amante sempre linda e desejável.

Entre Saltos em Campinas/SP. Março/2014
Foto: Rodrigo Dionísio
Na capital gaúcha, a performance será realizada entre os dias 23 e 26 de abril. A oficina de Intervenção Urbana ocorrerá na Casa de Cultura Mário Quintana dias 23, 24 e 25, das 18h30 às 21h30. A performance sairá da Casa às 16h e percorrerá o centro histórico da cidade finalizando com uma escultura social feita com os sapatos usados na caminhada.

Entre Saltos pode ser realizada por qualquer mulher com idade acima de 18 anos. Para participar é preciso frequentar a oficina de Intervenção Urbana onde serão expostos conceitos sobre intervenção urbana e onde haverá a prova de figurinos, sapatos e a preparação para a caminhada pela cidade. Todas as atividades são gratuitas e as participantes não terão nenhum custo em relação ao sapato e figurino. Estes são de responsabilidade do Coletivo PI. Para participar basta preencher o formulário de inscrição [Formulário Entre Saltos aqui].

SOBRE O COLETIVO FEMININO PLURAL
O Coletivo Feminino Plural é uma organização feminista não governamental identificada com a luta pelos direitos humanos das mulheres e das meninas, que atua desde 1996 em Porto Alegre (RS/Brasil). Nossa principal missão é contribuir para o empoderamento feminino, promovendo os direitos humanos e a cidadania plena, com respeito às diferenças e à justiça social.

O enfrentamento a todas desigualdades de gênero, como a violência contra mulheres de todas as idades, o acesso à saúde e ao livre exercício dos direitos sexuais e reprodutivos, a ampliação da sua presença nos espaços de poder e decisão, a valorização de expressões artísticas e culturais e a garantia de políticas públicas de qualidade, constituem ações permanentes da entidade.

O trabalho em rede, articulações e fóruns é uma forte marca do Coletivo Feminino Plural. Assim como a parceria com instituições governamentais e não governamentais, de forma a promover políticas para as mulheres com perspectiva de gênero, rala e etnia, idade, respeitando a diversidade existente na sociedade.


AGENDA ENTRE SALTOS EM PORTO ALEGRE/RS
Oficina de Intervenção Urbana
Data: 23, 24 e 25 de abril.
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Casa de Cultura Mário Quintana, localizada a Rua dos Andradas, 736 – Centro – Porto Alegre/RS.
Ministrantes: Pâmela Cruz e Natalia Vianna
Conteúdo/Programação: Introdução à Intervenção Urbana; Exposição de fotografias e vídeos de algumas das principais referências sobre a linguagem e suas relações com o teatro, a dança, a performance e as artes visuais; Discussões sobre o universo feminino, o corpo da mulher e a cidade; Exercícios práticos performativos centrados no conceito de coralidade e preparo para atuar na rua; Orientação sobre a construção da escultura de Entre Saltos; Prova de sapatos e figurinos.

Intervenção Entre Saltos
Data: 26 de abril
Horário: das 14h às 18h30 (ENTRE SALTOS tem duração de 1h30. Este horário compreende preparação – performance - desmontagem).
Local/Trajeto: A concentração e a saída do coro serão na Casa de Cultura Mário Quintana. O trajeto da performance percorrerá diversos pontos do centro da cidade.


Apoio







Nenhum comentário:

Postar um comentário