Neste ano de 2012, o Coletivo Pi realizou o projeto Na Casa de Paulo, contemplado pela Fundação Nacional das Artes (FUNARTE/MinC) no edital Prêmio Funarte Artes na Rua 2011.
O projeto, fruto das intervenções de Narrativas de São Paulo, realizado em 2011, contou com intervenções urbanas em oito bairros da cidade de São Paulo: Vila Maria, Jardim Ângela, Santana, Vila Madalena, Canindé, Vila Mariana, Santa Cecília e São Miguel Paulista.
Em cada um destes bairros, seja em uma praça, uma esquina ou embaixo da ponte por onde passa o metrô, construímos uma casa, sem paredes nem teto, repleta de memórias e histórias contadas por moradores ou trabalhadores do bairro em 2011, em Narrativas de São Paulo.
Cada casa guardava a particularidade e a "cara" de cada bairro. A casa de Cecília, de Ângela, Miguel ou qualquer outra, era na verdade a casa de cada um que habita aquele bairro, seja morando, trabalhando, visitando alguém querido ou tendo vivido algo marcante por ali.
As histórias contadas e coletadas nas casas não eram apenas dados históricos sobre aquele bairro, mas sim memórias pessoais, relatos de acontecimentos simples, porém marcantes, sentimentos, lembranças, cheiros e sabores de algo que aconteceu ali.
Fica aqui o nosso muito obrigado a todos que visitaram e as diversas casas de Paulo. Tanto para aqueles que sentaram para conversar ou tomar um chá conosco como para aqueles que, na pressa do nosso dia-a-dia, apenas passaram. Obrigado por partilhar suas lembranças e por habitar a rua conosco, lembrando que este é um espaço de todos nós.
Como finalização do projeto, produzimos uma publicação com fotos e textos sobre as casas de Paulo, que será distribuída em bibliotecas, faculdades de Arte e centros culturais. Os que ainda não viram a versão impressa, podem ver aqui a versão em PDF:
Na Casa de Paulo (Coletivo Pi, 2012) from nataliavianna
Este foi um ano de muito trabalho e realizações, e o ano que vem será ainda mais.
Aguardem nossa agenda para acompanhar as ações do Pi ao longo do ano que vem!
Este foi um ano de muito trabalho e realizações, e o ano que vem será ainda mais.
Aguardem nossa agenda para acompanhar as ações do Pi ao longo do ano que vem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário