A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

4.12.12

Amanhã: Cegos novamente em São Paulo



A performance Cegos com dezenas de homens e mulheres trajados como executivos e cobertos de argila caminhando pela Avenida Paulista, realizada pela primeira vez em 17 de outubro, provocou olhares curiosos e desestabilizou o fluxo cotidiano do centro político e financeiro da cidade. Cegos percorre mais uma vez as ruas de São Paulo na próxima quarta-feira, 05 de dezembro, ampliando o trajeto e o número de participantes.
 
A ação, que participou da pré-estreia do espetáculo Acordes a convite do diretor Zé Celso Martinez, terá início às 12 horas no parque Trianon e acabará na Bolsa de Valores de São Paulo por volta das 15 horas, atravessando movimentadas regiões da cidade como a rua Augusta e o Viaduto do Chá. 

Na mesma data será disponibilizado o teaser da primeira ação nos sites do Desvio Coletivo e aqui no blog do Coletivo Pi, responsáveis pela criação e produção da performance. 

Além disso, os executivos vendados e petrificados vão caminhar pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro na sexta-feira, 07 de dezembro, contando com a parceria do coletivo carioca Heróis do Cotidiano

"Pretendemos com Cegos intervir poeticamente nos centros urbanos de distintas cidades e provocar um momento de reflexão, dando margem a diferentes leituras: o aprisionamento e a petrificação da vida por meio do excesso de trabalho, a automatização da vida cotidiana, a degeneração ética que se instaurou no eixo politico, financeiro e jurídico da nossa sociedade" afirma Marcos Bulhões, um dos diretores do Desvio Coletivo, junto de Marcelo Denny, ambos professores da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).
 
Fotos: Eduardo Bernardino 


CEGOS: PERFORMANCE URBANA 
Quando: 05 de dezembro (quarta-feira) 
Onde: Avenida Paulista (Parque Trianon) até Bolsa de Valores de São Paulo (Rua Quinze de Novembro - Centro) 
Horário: a partir das 12h


Sobre o Desvio Coletivo:
O Desvio Coletivo é uma rede de criadores em cena performativa. Cria espetáculos multimídias relacionais, instalações cênicas, intervenções artísticas em espaços não convencionais (site specifics), acontecimentos (happenings), performances urbanas, ações na Internet. Coordenado pelos diretores Marcos Bulhões e Marcelo Denny o Desvio Coletivo reúne mais de vinte artistas de diversas áreas. O grupo atua desde agosto de 2011 em parceria com o Laboratório de Práticas Performativas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e o Laboratório de Performance e Pedagogia do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário