A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

20.7.12

A Casa de Maria

  
O Coletivo Pi realizou a intervenção urbana na Casa de Maria na sexta-feira (06/07) das 10h as 17 horas. Na praça Santo Eduardo, situada na Vila Maria, foi instalada uma casa, com fotos, vídeos, registros e memórias deste tradicional bairro da zona norte da cidade de São Paulo. Quem transitou pela região foi convidado a entrar neste aconchegante lar, tomar um chá e viajar pelas histórias da localidade em uma conversa informal com as atrizes – moradoras da casa a céu aberto. 


A Casa de Maria inaugurou uma série de intervenções pela capital paulista, com o objetivo de tornar a rua um espaço de partilha e convivência. A iniciativa faz parte do projeto Na Casa de Paulo, contemplado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) no edital Prêmio Funarte Artes na Rua 2011. 

Durante o período da intervenção, diversas pessoas pararam sua rotina e visitaram a alegra e aconchegante casa, podendo ver pedacinhos das memórias da Vila Maria pelos objetos como nos escritos das almofadas, no livro com as histórias contadas pelos moradores e conversando com as duas “Marias” (atrizes/moradoras). Passaram pelo lar desde crianças a idosos, primeiramente a curiosidade das pessoas propiciava a aproximação e então o convite para entrar pela porta era feito. Os visitantes ficavam admirados com o funcionamento da casa depois se sentiam acolhidos e comiam um bolinho enquanto liam ou ouviam as memórias. Crianças que brincavam na Praça permaneceram por longo tempo na casa e até recolheram os lixinhos presentes ao redor da praça. Outros trabalhadores da região permaneceram no horário de almoço na casa, conversando, relatando sobre o bairro e a cidade de São Paulo. A intervenção reafirma o espaço público como lugar do encontro, da coletividade e traz de forma poética e singular as histórias subjetivas do bairro.







Fotos de Eduardo Bernardino

Nenhum comentário:

Postar um comentário