A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

26.11.10

Narrativas de Miguel


No dia 19 de novembro, o Coletivo Pi participou do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel, organizado pela Fundação Tide Setubal, com a intervenção Narrativas de Miguel. A atriz Pâmella Cruz, uma das integrantes do Coletivo Pi que participou da intervenção, conta como foi a experiência de Narrativas de Miguel:
A nossa experiência enquanto artistas com uma intervenção de rua no Festival do Livro de São Miguel Paulista confirmou aquilo que pensamos sobre o contato direto entre arte e público.
Realizar uma ação na rua em que a participação dos passantes é fundamental para o desenvolvimento da mesma é um grande exercício de como conquistar o olhar, a atenção das pessoas para algo além de sua rotina. O mesmo vale para o objetivo principal do Festival do Livro: Como formar leitores? Como a leitura, como o livro conquista uma pessoa e a faz parar suas atividades corriqueiras?
Penso que essa aproximação por meio da arte e do próprio espaço da rua é muito interessante, na medida em que potencializa a rua como espaço do encontro, do diálogo, do aprendizado e não apenas um local de passagem, terra de ninguém.
As pessoas que pararam sua rotina para conversar, contar suas histórias e percepções do bairro em que vivem e em que muitos nasceram e foram criadas, contribuíram de maneira singular para a memória de São Miguel Paulista e durante certo tempo estiveram ali como escritores, poetas, historiadores, transformando as palavras em imagem e poesia.
Pâmella Cruz
"Meu avó sempre me dizia que aqui em São Miguel, as estrelas caem do céu como raios de luz"
Depoimento de uma das pessoas que participaram da intervenção Narrativas de Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário