A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

Narrativas de São Paulo

Narrativas de São Paulo: cidade, memória e poesia


O projeto Narrativas de São Paulo surgiu em 2010 quando participamos do Festival do Livro e da Literatura, organizado pela Fundação Tide Setubal, com a intervenção Narrativas de Miguel, no bairro de São Miguel Paulista.




Sobre a Intervenção:
O Pi cria uma imagem viva, uma situação “improvável” para o espaço da rua. A ideia é colocar no espaço público (calçada, praça, ponto de ônibus e outros) uma sala de estar, ou seja, o espaço privado da intimidade. As pessoas que circulam por estes espaços públicos veem uma mulher em trajes confortáveis sentada em seu sofá, lendo um livro e tomando seu café. Ao lado do sofá há uma cadeira vazia. 

Queremos, com a contraposição da cena e o espaço público, provocar um olhar curioso que estimule a aproximação entre as pessoas da rua e a performer. O convite para uma conversa e um café será feito pela performer aos curiosos que se aproximarem e então o diálogo e o relato podem acontecer.

Mercado Municipal de São Miguel
Em 2011, o Pi retomou a intervenção realizada na zona leste de São Paulo e a explorou em diversos bairros da cidade de São Paulo. Em cada mês a pequena sala de estar foi montada em uma das regiões da nossa cidade, coletando imagens, histórias e memórias daqueles que circulam e habitam São Paulo.

Realizar uma ação na rua em que a participação dos passantes é fundamental para o desenvolvimento da mesma, é um grande exercício de como conquistar o olhar, a  atenção das pessoas para algo além de sua rotina. Pensamos que essa aproximação por meio da arte e do próprio espaço da rua é muito interessante, na medida em que potencializa a rua como espaço do encontro, do diálogo, do aprendizado e não apenas um local de passagem, terra de ninguém. 

As pessoas que pararam sua rotina para conversar, contar suas histórias e percepções do bairro em que vivem e em que muitos nasceram e foram criados, contribuíram de maneira singular para a memória daquele bairro e durante certo tempo estiveram ali como escritores, poetas, historiadores, transformando as palavras em imagem e poesia.


Ponto de ônibus em São Miguel Paulista


Alguns relatos de Narrativas de Miguel:

Ademir e seus amigos olharam para o céu, costumam passar as tardes olhando para o céu, pois o céu costuma dizer muitas coisas.

Estação de Trem de São Miguel Paulista


 Ernestino: Cheguei aqui [São Miguel Paulista] na época do Mazzaropi. A cidade era beleza pura, não tinha violência. Não tinha mercado, era parque-circo.


 O avô de Nair sempre dizia que em São Miguel Paulista as estrelas caiam do céu. Tem gente que acha que é E.T, mas não é não, é estrela. E isso só acontece aqui em São Miguel Paulista.



Confira o vídeo com algumas imagens das intervenções:




Intervenções realizadas:

- Narrativas de Miguel - São Miguel Paulista, diversos locais (novembro/2010).
- Narrativas de Santana - Santana, Av Voluntários da Pátria (abril/2011).
- Narrativas de Canindé - Canindé, Biblioteca Municipal Adelpha Figueiredo (maio/2011).
- Narrativas de Cecília - Largo da Santa Cecília (junho/2011).
- Narrativas de Madalena - Vila Madalena, Rua Teodoro Sampaio (julho/2011).
- Narrativas de Mariana - Vila Mariana, Rua Domingos de Moraes (agosto/2011).
- Narrativas de Ângela - Jardim Ângela, Av. M'Boi Mirim (setembro/2011).
- Narrativas de Maria - Vila Maria, Praça Santo Eduardo (outubro/2011).