A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

1.8.15

Entre Saltos no Performance Contemporary Almanac 2015

A publicação reúne mais de 250 artistas da Performance no mundo. O projeto também propõe a quebra do monopólio de editoras e pesquisadores.

Uma iniciativa da Contemporary Performance, de Nova Iorque, no EUA, vem reunindo artistas da performance de várias nacionalidades e estilos para promover e registrar seus trabalhos. A instituição lançou em 2013 o projeto "Contemporary Performance Almanac", uma publicação anual de trabalhos na área da Performance Arte. A primeira edição foi publicada em 2014. O Coletivo PI participa da segunda edição, em 2015, com a performance Entre Saltos.
Capa do Almanaque 2015

A grande valia do projeto está na forma de inserção dos trabalhos. Ao invés dos artistas terem que esperar por um grupo de pesquisadores e uma editora interessados em financiar o projeto, todo ele foi desenvolvido de forma coletiva tendo a Contemporary Performance como organizadora. Os artistas interessados produzem o conteúdo que tenham interesse em apresentar dentro dos limites de páginas, caracteres e imagens disponíveis pela Organização. Então, os artistas fazem o pagamento de uma taxa para publicação. Se este quiser ainda uma, duas ou três cópias do almanaque, pode fazer o pagamento proporcional. O almanaque é produzido e fica disponível para compra pela internet. Os conteúdos dele ainda ficam disponíveis no site da instituição. Mais de 250 artistas de todo o mundo compartilharam seus trabalhos nesta segunda edição. Entre eles, artistas e coletivos de performance brasileiros. Além do Coletivo PI, mais 17 artistas do Brasil estão no almanaque, como Marcelo D'avilla e Fe Vas.

Foto de Eduardo Bernardino que ilustra a
Performance Entre Saltos no Almanaque.
O Coletivo PI publicou a performance Entre Saltos nas páginas 56 e 57. A apresentação foi estruturada com um resumo do grupo, o conceito da Performance e a sua trajetória em 2014, quando percorreu quatro cidades do Brasil pelo Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais.

Os interessados já podem preparar materiais para a edição de 2016. O almanaque é escrito em inglês. Os artistas devem enviar textos obedecendo o limite de caracteres oferecido para publicação, enviar uma foto e dispor um link em vídeo do seu trabalho mais contatos como site, e-mail e redes sociais. A Contemporary Performance é uma organização americana que funciona como uma rede social e plataforma de organização comunitária de trabalhos, pesquisas, festivais, publicações e mais informações sobre a Performance Arte.


Para adquirir o Performance Contemporary Almanac 2015 pela internet: amazon.com/Contemporary-Performance-Almanac-2015

Por Chai Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário