A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

19.2.15

Performance Entre Saltos volta a ser realizada em São Paulo durante o mês da mulher

Entre Saltos em São Paulo - fevereiro de 2014.
Foto: Eduardo Bernardino
Depois de percorrer três Estados brasileiros em 2014, Entre Saltos volta a ser realizada em São Paulo no mês da mulher.

No próximo dia 08 de março, dia internacional da mulher, o Coletivo PI realizará a performance Entre Saltos na cidade de São Paulo. A intervenção faz parte da programação do projeto Mulheres em Cartaz, um ciclo de encontros e eventos sobre o feminino realizado pelo Sesc Belenzinho entre fevereiro e abril de 2015.

Entre Saltos é uma performance/intervenção urbana do Coletivo PI que aborda o gênero feminino no mundo contemporâneo. A performance trata da construção da feminilidade bem como a imagem do feminino em relação à esfera pública. A ação se dá em forma de uma caminhada, com muitas mulheres, com um sapato de salto alto no pé e outro na mão, que pretende enfatizar o equilíbrio e o desequilíbrio enfrentados pelo feminino na metáfora do “sapato de salto alto”, e propõe colocar a rua como extensão do corpo e da vida. Ao término, as performers constroem poeticamente uma instalação em site specific com os sapatos utilizados. 

Em 2014, os saltos dos sapatos utilizados na performance
foram aterrados no Vale do Anhangabaú,
centro de São Paulo. Foto: Eduardo Bernardino
“A instalação é uma forma de deixarmos nossa marca na cidade, um vestígio da passagem do coro. Por isso ela é única em cada trajeto realizado, feita em site specific”. Natalia Vianna, diretora de arte do Coletivo PI.



Em 2014, Entre Saltos percorreu quatro cidades brasileiras através do Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais: São Paulo/SP, Campinas/SP, Porto Alegre/RS e Salvador/BA. A experiência destas cidades gerou o documentário "Entre Saltos", que foi exibido no Sesc Belenzinho no dia 11/02/2015, dentro da programação Mulheres em Cartaz. Ao todo, cerca de 150 pessoas já participaram da intervenção reunindo as quatro cidades do Brasil por onde Entre Saltos já passou.

Para participar da performance, não é necessário ser artista. Os únicos requisitos são participar dos dois dias de oficina preparatória no Sesc Belenzinho dias 21/02 e 01/03, e trazer um par de sapatos de salto alto preto que possa ser doado para compor a instalação final.

A performance será realizada no dia 08/03, dia da mulher, e percorrerá os arredores do Sesc Belenzinho.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente no Sesc Belenzinho (1º pavimento) ou online, por meio do preenchimento da ficha disponível no link abaixo.

Inscrição aqui

Cronograma de atividades:
Dia 21/02. Sábado, das 14h30 às 18h30.
Local: Sala Oficina 2 – Sesc Belenzinho
Primeiro dia da Oficina Preparatória: Exposição do que é intervenção urbana, referências de artistas que também produzem performances e intervenções ligadas ao universo feminino; a investigação do Coletivo PI para interferir na cidade através da performatividade; o que é Entre Saltos; vídeos das outras edições; questões que permeiam a ação (gênero, feminilidade) e conhecimento geral do grupo.

Dia 01/03. Domingo, das 14h30 às 18h30.
Local: Sala Oficina 3 – Sesc Belenzinho
Segundo dia da Oficina Preparatória: Prova de Figurino: cada participante é orientado a escolher sua roupa; Prática Corporal: exercícios corporais para preparo do coro, ritmo coletivo, andar em desequilíbrio, uso dos sapatos em caminhada.

Dia 08/03. Domingo, das 11h às 17h.
Local de encontro para preparação: Sala Oficina 3 – Sesc Belenzinho
Intervenção (em torno de 6 horas que compreende duas horas de preparação - performance e desmontagem). A performance percorrerá trechos do bairro. O trajeto será divulgado na oficina.

Fazemos um estudo de trajeto para a performance de maneira que este seja adequado em duração e distancia para qualquer tipo de pessoa, geralmente a performance dura entre 1h30min e 2h. Por isso os participantes devem chegar mais cedo para se prepararem, pois durante a ação não há pausa”. Chai Rodrigues, produtora cultural do Coletivo PI.

O Sesc Belenzinho fica localizado na Rua Padre Adelino, nº 1000, Belém (próximo a estação Belém do metrô).

Teaser do documentário da performance Entre Saltos


Nenhum comentário:

Postar um comentário