Série "Pressing Matters", Ana Teresa Fernández (oléo sobre tela) |
“Para as mulheres contemporâneas, muitas vezes é difícil conciliar as imagens onipresentes de virgem e prostituta em nossa cultura: limpo vs sujo. É uma linha tênue que se torna o ponto de demarcação para as mulheres dançarem ao redor. Através de pinturas com base na performance, eu exploro territórios que abrangem os diferentes tipos de fronteiras e estereotipos: o físico, o emocional e o psicológico”. Ana Teresa Fernández.
O trabalho desenvolvido pela artista plástica Ana Teresa Fernández se encaixou perfeitamente a Entre Saltos, do Coletivo PI. Os discursos implícitos nas obras falam sobre a feminilidade, a condição da mulher contemporânea e suas contradições.
A artista trabalha no campo das artes visuais em diferentes esferas como fotografia, vídeo, intervenção urbana, pinturas a óleo e performances, principalmente investigando uma simbologia hiperrealista. Tem sua trajetória centrada na pesquisa sobre a mulher e o salto alto, fazendo inúmeros trabalhos em que este elemento se destaca. A artista intitula suas obras como ‘esculturas sociais’.
Série "Telaraña". Ana Tereza Fernández (óleo sobre tela) |
Ana Teresa Fernández é mexicana, Mestre em Belas Artes em San Francisco Art Institute (EUA). Hoje, ela reside na cidade de San Francisco, na Califórnia, e divide sua vida entre a Tampico/MX e os EUA. Suas obras também expõem referências dos dois países que habita: “Meu trabalho investiga como as mulheres podem identificar seus pontos fortes e sensualidade na realização do trabalho em que não existe um valor econômico ou social visível, e que é frequentemente considerado 'sujo'. Eu também subverto as típicas representações abertamente folclóricas de mulheres mexicanas, em pinturas que mudo a minha protagonista uniforme para o pequeno vestido preto por excelência (…) símbolo de prosperidade e feminilidade americana (…) Além disso, o vestido preto é transformado em um símbolo funerário de luto, a tradição mexicana de vestir preto por um ano após a morte”. Afirma Ana Teresa.
As pinturas de Ana Teresa tem como protagonista principal a figura feminina. Esta se encontra sempre com o rosto oculto. Não há expressão facial em nenhuma de suas pinturas e neste gesto, a artista remete a uma referência da mulher como objeto doméstico. A sexualidade presente em suas pinturas gira em torno de uma espécie de submissão como um ato de rebeldia.
Série "Ablution". Ana Teresa Fernández (óleo sobre tela) |
“Como uma menina jovem, no México, eu aprendi desde cedo sobre o duplo padrão imposto às mulheres e sua sexualidade: 'Los hombres quieren a una dama en la mesa, ya una puta en la cama' (Os homens querem uma dama na mesa e uma puta na cama).É uma declaração que ouvi aos quinze anos, e ainda se mantém nos meus ouvidos. Para as mulheres contemporâneas, muitas vezes é difícil conciliar as imagens onipresentes de virgem e prostituta em nossa cultura: limpo vs sujo. É uma linha tênue que se torna o ponto de demarcação para as mulheres dançarem ao redor”. Ana Tereza.
Experimento para Entre Saltos. Vale do Anhangabaú, São Paulo. Na imagem, Ana Teresa Fernández e Pâmella Cruz. Foto: Priscilla Toscano. |
As obras de Ana Tereza já foram expostas em San Francisco, Nova York, África do Sul e agora ela vem ao Brasil para fazer Entre Saltos a convite do Coletivo Pi. A primeira ação será realizada no próximo dia 22 de fevereiro, a partir das 16h, na cidade de São Paulo. Dezenas de mulheres sairão da Rua Augusta em direção ao Vale do Anhangabaú em forma de coro com um salto no pé e outro na mão. Ao final será montada uma escultura social na região do Anhangabaú com todos os saltos utilizados pelas mulheres. A intervenção urbana Entre Saltos foi contemplada pelo Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais de 2013 e será executada também nas cidades de Campinas/SP, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e Porto Alegre/RS.
Para saber mais sobre Ana Teresa Fernández acesse: anateresafernandez.com
Mais obras de Ana Teresa Fernández
Série "Telaraña". Ana Tereza Fernández (óleo sobre tela) |
|
Série "Pressing Matters", Ana Teresa Fernández (oléo sobre tela) |
Escultura Social "Borrando la frontera"
A ação foi realizada na fronteira entre EUA e México em 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário