A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

17.6.11

E as prováveis inquietações...

O PITí [Prováveis Inquietações sobre Teatro e Intervenção] aconteceu nesse sábado, 11/06 com a presença dos convidados anunciados e com outras pessoas interessadas no assunto.
Compartilhar as criações, as experiências, trocar idéias e fomentar novas! 
Das diferenças, das similaridades, das singularidades e de tantas afetações entre os trabalhos e fluxos de pensamentos dos envolvidos no debate - Coletivo Pi, OPOVOEMPÉ, Mapa Xilográfico e a profª Carminda Mendes André - o que mais ficou presente é que para nós que fazemos intervenções na rua, o espaço é a nossa linguagem,  é  a nossa matéria, é o nosso sangue.
 Acreditamos que todo ser humano é potencialmente artista (sensível, criador). A arte como parte da vida e a vida como a própria obra de arte, retomando o conceito de Foucault quando diz da construção da “estética da existência”.
Fazer e refazer a arte do cotidiano, tornar o invisível visível ou poder estranhar o familiar, extrapolar, extravasar. Ressignigicar o espaço e possibilitar uma percepção diferente. Mostrar que a realidade, que aquela realidade é um discurso, é uma realidade e não a única.
Inventar realidades!

Agradecemos a participação de todos e esperamos promover outros encontros e espaços para o diálogo. 
 







2 comentários: