A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

8.5.14

Corpo feminino na cidade é tema de performance do Coletivo PI na Virada Cultural

Foto: Chai Rodrigues
 No sábado (17/05), às 18h30, o Coletivo PI apresenta Contornos no Sesc Vila Mariana. Para questionar poeticamente os contornos que definem, diferenciam e segregam a mulher na sociedade, performers criam uma tela pintada com seus próprios corpos.

O Coletivo PI realiza Contornos na programação da Virada Cultural 2014, no sábado (17/05) às 18h30, na área de convivência do Sesc Vila Mariana. A performance inédita propõe a reflexão sobre o corpo feminino na cidade, dialogando assim com um dos temas da Virada deste ano: o corpo e a luz na cidade.

Inspirada na pintura gestual de Jackson Pollock, que substituía os pincéis pelo seu próprio corpo, e na artista contemporânea Heather Hansen, que cria grandes desenhos a carvão com movimentos de dança, a performance Contornos também une as artes visuais e a expressão corporal. Mulheres embebidas em tintas fluorescentes vão deixar suas marcas em uma enorme tela branca. 

Foto: Chai Rodrigues
A proposta da criação de contornos coloridos com os corpos femininos busca questionar poeticamente que contornos são esses que definem, segregam e diferenciam o gênero feminino.  Além de tratar da figura da mulher, o trabalho também remete ao direito de cada um construir sua subjetividade, seu gênero, sua estética, tendo espaço e respeito na sociedade.

“A performance trata do conceito do contorno como algo que define e, ao mesmo tempo, que limita, oprime, questionando as formações de identidades, do que é ser um corpo. E, neste caso, um corpo feminino dentro de uma sociedade, ainda patriarcal, e de uma cidade bélica, em que agressões e violências às mulheres nos transportes e nas ruas são constantes.”, comenta Pâmella Cruz, uma das diretoras do Coletivo PI e idealizadora da performance.

O Coletivo PI trabalha com performance e intervenção urbana desde 2009. Uma de suas principais pesquisas é a construção da subjetividade feminina em relação à esfera pública. Dentro dessa linha de investigação artística, Contornos dialoga com o mais recente projeto do grupo, Entre Saltos, que ganhou o Prêmio Nacional Mulheres nas Artes Visuais 2013 – Funarte e percorre neste ano várias cidades do país. Nesta performance, mulheres desfilam na rua com um salto só, chamando atenção para sua existência na cidade. 

Sesc Vila Mariana na Virada Cultural 2014
O corpo sempre foi objeto de representação e simbolização. Na Idade Média, era visto como uma vestimenta da alma, totalmente desprovido de valor. No Renascimento, ganhou novas expressões, dissociando-se da espiritualidade. Hoje em dia, está em destaque como nunca: é suporte midiático, representação social, modelo de vida, identidade. Com tantas funções, não é de se estranhar que ele seja um dos temas mais visitados também pelas diferentes linguagens artísticas. No teatro, quando o corpo é o destaque, entram os gestos e saem os diálogos. Na dança e na performance, ele passa a ser o centro, e o enredo fica em segundo plano. Na música, ele é o criador de sonoridades. A proposta do Sesc Vila Mariana, durante a Virada Cultural de 2014, é mostrar algumas das potencialidades dessa máquina, usadas nas distintas artes.

Programação completa em: sescsp.org.br/programacao


Teaser de Contornos
Edição: Natalia Vianna


CONTORNOS
Data: 17/05/2014 (sábado)
Horário: 18h30
Duração: 45minutos
Entrada franca
Local: Sesc Vila Mariana - Área de Convivência
Endereço: Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana - São Paulo

Ficha Técnica
Criação e Produção Geral: Coletivo PI
Performers: Chai Rodrigues, Fernanda Perez, Natalia Vianna e Pâmella Cruz
Preparador Corporal: Marcelo D'Avilla
Equipe de Produção: Adriano Garcia, Jean Carlo Cunha e Mari Sanhudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário