A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

24.4.13

Reflexos Urbanos: projeto de residência artística na Casa das Caldeiras


O Coletivo Pi foi selecionado para residência artística na Casa das Caldeiras durante o ano de 2013 com o projeto intitulado Reflexos Urbanos, através do edital Obras em Construção - Ongoing Artwork Projects.



Participar desta residência na Casa das Caldeiras é uma possibilidade de compartilhar o trabalho do  Pi, fomentar a Arte Contemporânea na cidade, estando integrado a uma rede de trocas de experiências e conhecimentos.

Nossa proposta é a pesquisa histórica, arquitetônica e corporal das relações entre o sujeito e o espaço urbano, compreendendo a dinâmica da vida contemporânea, utilizando a intervenção urbana como principal ferramenta de investigação prática e como suporte teórico as reflexões de dois grandes pensadores da vida moderna: Foucault e Bauman. 

Investigaremos o espaço Casa das Caldeiras, as transformações do edifício ao longo da história resistindo na paisagem cada vez mais verticalizada do bairro e as especulações imobiliárias. Por meio do material coletado e do próprio processo de imersão na antiga fábrica pretendemos criar um espetáculo multimídia, transitando entre as linguagens, mostrando os reflexos do "Projeto Urbano" em nossas vidas, no meio em que habitamos e no nosso modo de pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário