A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

5.6.12

Insurgências Urbanas

Na aba do meu chapéu
Quem se interessa por performance e intervenção urbana, vale a pena conferir o blog Performance na Cidade. Lá há relatos, fotos, depoimentos do projeto Insurgências Urbanas concebido por Carolina Érika, arquiteta e performer, a partir de suas inquietações sobre a cidade. 



A artista realizou cinco performances em centralidades específicas de Salvador. Cada ação executada problematiza as políticas públicas que gerem o trato dado ao lixo urbano, ao direito de uso dos espaços públicos, à modelação urbana e à saúde pública. 



Playground na Ladeira da Montanha
Insurgências Urbanas é o resultado das especulações teóricas de uma arquiteta-performer que, influenciada pelo sonho de uma cidade possível, embrenhou nos estudos da performance, observando, interagindo e re-apresentando o espaço urbano a quem nele convive, relata Carolina Érica. 


O encerramento do projeto acontece em junho com uma exposição (fotos, vídeos, registros) no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB na cidade de Cachoeira. A abertura está prevista para o dia 21 de junho de 2012, às 19h, com a presença de Danillo Barata para mediação da roda de conversa entre artistas e visitantes. 

A saúde é osso

Confira mais no blog: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário