A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

8.5.11

Fundação Tide Setúbal promove IV Encontro de Cultura e Sustentabilidade

IV Encontro de Cultura e Sustentabilidade:Economia Criativa – Desafios e Rupturas para construção da cidade sustentável

  
Valorizar a história, os saberes, os costumes dos moradores de São Miguel e proporcionar a troca de experiência são caminhos essenciais para a participação dos moradores. Isso porque a Fundação acredita que reconhecer o saber de cada um desperta o sentido de pertencimento e impulsiona o interesse pela atuação por mudanças e transformações.


Nesse sentido, uma das ações da Fundação é o Encontro de Cultura e Sustentabilidade, realizado anualmente, com temas de relevância para a reflexão e mobilização da comunidade para questões ampliadas sobre a cultura na localidade e sua conexão com as políticas da cidade.

O encontro visa refletir sobre os aspectos que sustentam ou definem o significado da economia criativa, tendo com eixos norteadores a singularidade, o valor simbólico e o imaterial.  São pontos que ajudarão a decifrar o referido conceito, usando como base às práticas sociais na cidade, desenvolvidas à luz dos saberes e da realidade local e a participação das comunidades no processo de transformação e no desenvolvimento  sustentável.

Na ocasião haverá o lançamento da publicação Cultura e Sustentabilidade: o papel das organizações não governamentais e a cultura dos movimentos sociais na apreensão e implementação de políticas públicas.

Participação: Ana Carla Fonseca Reis, Candido Malta Campos, Maurício Broinizi
Mediação: Maria Alice Setubal
 
Saiba mais sobre os convidados:
 
Candido Malta Campos Filho
Professor, aposentado, de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.Foi Secretário de Planejamento da Prefeitura de São Paulo de 1976 a 1981, nas gestões dos Prefeitos Olavo  Setubal e Reynaldo de Barros.
Atual Presidente da SAJEP-Sociedade Amigos dos Jardins Europa e Paulistano, onde atua desde 1982. Diretor de Planejamento do Movimento Defenda São Paulo e da URBE - Planejamento, Urbanismo e Arquitetura S/S Ltda
 
Ana Carla Fonseca Reis
Administradora Pública pela FGV/SP; Economista, Mestre cum laude em Administração de Empresas e Doutoranda em Urbanismo pela USP, consultora e conferencista internacional em cinco línguas e 22 países. Assessora em economia criativa para a ONU (UNCTAD e PNUD), curadora de congressos e autora/co-autora de oito livros.
 
Maurício Broinizi Prereira
Coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo e doutor em História Econômica pela USP.

Data: 20/05/2011

Horário: Das 09h às 12h

Local: CDC Tide Setubal – Rua Mario Dallari, 170 – Jd. São Vicente – São Miguel - Tel: 2297-5969
 
Mais informações:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário