Neste sábado, 04/12, o polêmico grupo catalão La Fura dels Baus apresentou o macroespetáculo Cielo Arte, no Memorial da América Latina. O La Fura nasceu em 1979, começou com espetáculos de rua e desde 1984 se define como um grupo de teatro urbano que busca un espaço cênico diferente do tradicional. Imprimiram um novo conceito teatral alicerçado na utilização de numerosos recursos cênicos como música, dança, pirotecnia, uso de materiais naturais e interação com o espectador, criando uma simbiose entre ator e autor, fundindo-se numa mesma criação coletiva, estética que traz consigo o uso do termo "lenguaje furero". Atualmente o grupo tem diversas linhas de trabalho, como cinema, espetáculos de lenguaje furera, óperas e macroespetáculos (como o deste sábado). A atriz Natalia Vianna, integrante do Coletivo Pi, participou do espetáculo e conta como foi a experiência:
Além da adrenalina de trabalhar a 30, 40, 50m de altura e da troca e convivência com outros artistas, brasileiros e catalões, esta foi uma experiência inesquecível desde os ensaios até os momentos depois da apresentação, conversando com o público e ouvindo o que sentiram. O La Fura traz esta relação direta com o público, sem máscaras, sem o "estou em cena, agora não te conheço", este teatro popular, no melhor sentido que podemos dar de proximidade e troca efetiva.
A energia de tantas pessoas reunidas, celebrando, seja no solo ou no ar, é um alimento inigualável. Unindo simplicidade e tecnologia na criação de imagens poéticas, é possível, como disse Amadis de Murga, um dos integrantes do La Fura, antes de começar o espetáculo, "mostrar sonhos às pessoas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário