A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

16.3.11

Inscrições Abertas para Oficinas de Elaboração de Projetos


A Fundação Gol de Letra, através do Núcleo de Projetos abre inscrições para jovens de 15 a 29 anos que queiram participar dos encontros de formação para elaboração de projetos socioculturais na Zona Norte. Os conteúdos de formação passam pelo amadurecimento da ideia, formação de grupos com temáticas e conhecimentos comuns, análise de contexto e elaboração e aplicação do projeto.
• Auxílio no encaminhamento do projeto para obtenção de recursos via edital de fomento.
• Debates e passeios para promover a reflexão sobre participação juvenil também fazem parte das atividades.

Dia 26/03/2011

• Apresentação do Projeto e Cronograma

• Matrículas

Dia 02/04/2011

• Início dos Encontros


Informações e confirmação de presença pelo telefone 11-2206 55 20 com Elizabete Rodrigues, de segunda à quinta-feira das 13h00 às 21h00.

14.3.11

V Encontro do Cena Norte e bate papo sobre cenografia

V Encontro do Movimento Cena Norte
No último sábado, dia 12 de março, os integrantes do Movimento Cena Norte se reuniram no teatro do Sesc Santana para prosseguir o planejamento e elaboração de novas ações.
Nesse encontro ressaltamos a importância de fortalecer a rede de contatos e trabalhos dos artistas da zona norte de São Paulo, além da participação no Seminário Cultura Na Zona Norte que ocorrerá no CEU Jaçanã e que integra as ações do Movimento.
O Seminário: Cultura na Zona Norte acontecerá no próximo sábado, 19/03, a partir das 14:30 e com encerramento previsto para as 18h. A programação contemplará uma palestra informativa sobre formas de financiamento de projetos culturais e outras. O endereço do CEU Jaçanã é Av. Antonio César Neto, 105 - Jaçanã.
Além disso, foi discutido questões para melhorar a organização do Movimento quanto à divulgação de informações e projetos, possibilidades de oficinas para os próximos meses e foi definido a pauta do VI Encontro previsto para o dia 30 de abril, que abarcará questões de representação jurídica e definições quanto aos objetivos centrais do Movimento.

Movimento Cena Norte promove Bate Papo com o cenógrafo Renato Theobaldo.
Após a última reunião do Movimento Cena Norte, aconteceu um bate papo com o cenógrafo Renato Theobaldo, que atualmente possui seu barracão na zona norte de SP e trabalha na área a mais de 25 anos.
Renato falou de sua trajetória e o caminho que o levou a trabalhar com cenografia. Dentre as várias questões levantadas, foi discutido o conceito de cenografia, a diferença entre um propósito decorativo e um não decorativo e a preferência do cenógrafo em desenvolver projetos que investigam a matéria, o material que será usado na composição, além da descoberta de sentidos, significados para a própria cenografia.
Para ele, é importante que o material utilizado tenha relação com o conteúdo e o sentido da obra. Para concluir, o cenógrafo defende a experimentação constante para construção de sentidos entre a cenografia e a conteúdo apresentado.

O cenógrafo Renato Theobaldo

Uma comédia para rir e para pensar

No próximo sábado, 12 de março, a Cia Daraus Teatro, integrante do movimento Cena Norte*, estreia uma nova versão da comédia teatral A Mandrágora, de Maquiavel.
Reformulada a partir da entrada de Pri Bertucci no elenco, o espetáculo ganha cenas novas, música e ainda mais diversão.
O argumento é simples: o jovem Calímaco volta da França e resolve conquistar a esposa do homem mais poderoso da cidade, o mestre Nícia. Como não sabe direito como fazer, pede a ajuda a Ligúrio, um malandro astuto que, por sua vez pede ajuda a Igreja e a mãe da vítima.
Nesse aparente quiprocó (bagunça, festa, algazarra) Maquiavel traz à cena valores de uma sociedade em formação: dinheiro, corrupção, tirar vantagens da ingenuidade alheia e ambição são algumas das questões colocadas pelo autor.
O espetáculo, que estreou a versão anterior em fevereiro de 2010 e teve boa repercussão, lotando as apresentações no CEU Jaçanã, OSAM e Fundação Gol de Letra.
"Resolvemos retomar a montagem e reformulá-la porque acreditamos que ainda muita gente ao redor da Cia Daraus pode e deve entrar em contato com essas questões postas pela peça. Além disso, seria um desperdício não utilizar o maravilhoso trabalho da Pri, interpretativo e vocal, que vem se juntar ao já lindo trabalho desempenhado pelo restante do elenco em 2010. Fico muito feliz de poder voltar", conta Dani Ciasca, diretor do espetáculo e que também interpreta o Frei Timóteo na peça.
Para finalizar, um parágrafo do prólogo escrito pelo autor:
"Se um velho imbecil, um frade astuto,
... um parasita matreiro e corrupto
... hão de ser hoje o vosso passatempo,
... não se culpe o autor e, sim, o seu tempo."

O grupo
Após 10 anos de trabalho com jovens universitários, a Cia Daraus fixa sede na periferia de São Paulo, Zona Norte. Retratar, a partir de textos da dramaturgia universal, a realidade vivida pelos moradores das favelas de SP é o principal objetivo da nova Cia Daraus que em 2009 monta uma releitura do clássico A mandrágora de Maquiavel e em 2010 uma nova releitura de Medéia, de Euripedes.
Serviço:
A Mandrágora
com a Cia Daraus Teatro
Local: rua Bernardo Fonseca Lobo, 617 (clique aqui e veja como chegar)
Você escolhe quanto quer pagar (mínimo R$2,50).
sábados - 20h - somente até 09/04
25 lugares
Mais informações: ciadaraus@yahoo.com.br | http://ciadaraus.blogspot.com


*O Cena Norte é um movimento formado por artistas da zona norte de São Paulo em parceria com SESC Santana e outras organizações, que objetiva construir, coletivamente, ações que contribuam para estimular, democratizar e viabilizar, atividades artisticas e educativas ligadas as artes cênicas produzidas nessa região da cidade.