A intervenção urbana é uma forma de arte cujo objetivo é interagir, de maneira criativa e poética, com o espaço cotidiano e as pessoas. As intervenções são capazes de reinventar, ainda que momentaneamente, novos sentidos ao espaço escolhido e suscitar novas percepções às pessoas.

14.3.11

V Encontro do Cena Norte e bate papo sobre cenografia

V Encontro do Movimento Cena Norte
No último sábado, dia 12 de março, os integrantes do Movimento Cena Norte se reuniram no teatro do Sesc Santana para prosseguir o planejamento e elaboração de novas ações.
Nesse encontro ressaltamos a importância de fortalecer a rede de contatos e trabalhos dos artistas da zona norte de São Paulo, além da participação no Seminário Cultura Na Zona Norte que ocorrerá no CEU Jaçanã e que integra as ações do Movimento.
O Seminário: Cultura na Zona Norte acontecerá no próximo sábado, 19/03, a partir das 14:30 e com encerramento previsto para as 18h. A programação contemplará uma palestra informativa sobre formas de financiamento de projetos culturais e outras. O endereço do CEU Jaçanã é Av. Antonio César Neto, 105 - Jaçanã.
Além disso, foi discutido questões para melhorar a organização do Movimento quanto à divulgação de informações e projetos, possibilidades de oficinas para os próximos meses e foi definido a pauta do VI Encontro previsto para o dia 30 de abril, que abarcará questões de representação jurídica e definições quanto aos objetivos centrais do Movimento.

Movimento Cena Norte promove Bate Papo com o cenógrafo Renato Theobaldo.
Após a última reunião do Movimento Cena Norte, aconteceu um bate papo com o cenógrafo Renato Theobaldo, que atualmente possui seu barracão na zona norte de SP e trabalha na área a mais de 25 anos.
Renato falou de sua trajetória e o caminho que o levou a trabalhar com cenografia. Dentre as várias questões levantadas, foi discutido o conceito de cenografia, a diferença entre um propósito decorativo e um não decorativo e a preferência do cenógrafo em desenvolver projetos que investigam a matéria, o material que será usado na composição, além da descoberta de sentidos, significados para a própria cenografia.
Para ele, é importante que o material utilizado tenha relação com o conteúdo e o sentido da obra. Para concluir, o cenógrafo defende a experimentação constante para construção de sentidos entre a cenografia e a conteúdo apresentado.

O cenógrafo Renato Theobaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário